29 janeiro 2009

Futebol na farmácia

Já perdi a conta de quantas vezes as pessoas que não me conhecem olham para mim, mexem as sobrancelhas e perguntam: “você não é aquele rapaz que escreve no O Alto Uruguai?”. Das vezes que isso aconteceu, nenhuma me chamou mais a atenção do que o ocorrido na semana que passou, quando eu entrava numa farmácia, em Frederico. E para quem pensa que mulher não entende de futebol, confira o diálogo que ocorreu entre mim e uma senhora que saía do estabelecimento.

- É você que escreve sobre futebol no jornal, não é mesmo?
- Sim, sou eu.
- Parabéns pelas suas colunas. Não perco uma. – disse ela.
- Obrigado. Já somos dois, então. – brinquei.
- O que você me diz da última convocação do Dunga? – perguntou.
- Na verdade, as convocações do Dunga são sempre polêmicas. – respondi.
- O que você me diria de um trio de meio-de-campo com Ramires, Hernanes e Alex? – continuou ela.
- Três excelentes jogadores, todos em ótimas fases. Por quê? – respondi e questionei.
- Então como é que pode nenhum deles ser convocados, sendo que dois estiveram entre os três melhores do último Campeonato Brasileiro? – disparou.
- Pois é, também não compreendo. É como lhe falei, as convocações do Dunga são sempre polêmicas. – segui respondendo, ao mesmo tempo surpreso com tamanha facilidade dela em falar sobre futebol.
- Garanto que se jogassem no exterior eles seriam convocados. Depois ninguém entende o motivo dos atletas desejarem jogar fora do país... – complementou.

Despedimos-nos rapidamente e, em tom de brincadeira, perguntei se ela não gostaria de escrever sobre futebol, tamanha perfeição em suas colocações. Ela sorriu e disse que preferia continuar lendo minhas colunas.

Somente depois que entrei na farmácia é que me dei conta que não perguntei seu nome. Mas como ela disse que sempre lê o Papo de Bola, quero agradecer novamente suas palavras e dizer algo que esqueci naquele dia: até as mulheres, que muitos comentários machistas dizem que nada entendem de futebol, enxergam coisas que um treinador de Seleção Brasileira não consegue ver...

(Texto a ser publicado no jornal "O Alto Uruguai" de 31/01/2009)

Um comentário:

Unknown disse...

isso mesmo Marcio, muito bom esse texto.........