08 janeiro 2009

Show do Milhão

Quem não lembra do famoso Show do Milhão, apresentado por Silvio Santos? Eu era tão fã do programa que quase nunca perdia suas exibições. Era um programa que misturava tensão e conhecimento não apenas para o jogador como para nós, telespectadores. Ainda recordo de minhas ansiedades e suor nas mãos, na torcida para que o “patrão” ficasse R$ 1 milhão mais pobre (ou menos rico, como queiram).

Quem acompanhava o programa com frequência deve lembrar daquele senhor que chegou na última pergunta, a qual valia o prêmio máximo, e que derrapou na última curva, perdendo tudo o que até então havia conquistado. A pergunta era “quantas letras tem a frase escrita na bandeira do Brasil?”. Ao invés de responder corretamente que eram quinze letras, ele disse dezesseis, confundindo “ordem e progresso” com “ordem ou progresso”. Foi uma pena ele ter feito uma campanha brilhante, criado uma enorme expectativa não apenas para si, mas para muita gente, porém vindo a falhar na hora decisiva, quando menos podia.

Os gremistas se orgulham de ter feito um belo Brasileirão, mesmo sem o título. Em suas visões, conquistar vaga para a Libertadores era muito melhor do que ser campeão da Copa Sul-Americana. Do outro lado, os colorados se orgulham em conquistar uma competição que ninguém possui no Brasil e, segundo eles, é melhor ser campeão do que ter a possibilidade de conquistar um título que, por enquanto, de concreto, só existe mesmo a vaga.

Razão de um, razão de outro, ambos têm suas justificativas e, num ambiente de extrema rivalidade como no Rio Grande do Sul, melhor mesmo é deixar que cada um fique com a sua, sendo que ambas, mesmo não sendo concordadas, devem ser respeitadas.

A verdade mesmo é que nenhum dos dois poderá errar. O lado tricolor, ganhando uma Libertadores, provará que estava certo, enquanto que o lado vermelho tentará vencer algo “de peso” no ano de seu centenário, podendo comprovar a boa fase que se arrasta desde o final do ano passado por causa de sua inédita conquista. Errar será jogar pelo ralo todas as convicções e com certeza muito dinheiro. Como o nosso amigo do Show do Milhão...

Nenhum comentário: