30 dezembro 2007

Valeu, 2007!

O ano de 2007 está se despedindo. Falta pouco. Já que o negócio de “retrospectiva” está na moda nesta época, que tal relembrarmos fatos que o ano nos proporcionou no futebol?

A CONQUISTA

A escolha do Brasil como sede da Copa de 2014 foi, de forma geral, a grande conquista do futebol brasileiro. Muita coisa, porém, ainda tem que mudar em nosso país até lá: infra-estrutura, aeroportos, rodovias, sistemas de ônibus, hospedagem, segurança e diversos outros itens que precisam ser cumpridos com rigor por nosso país. Sem muita ajuda do setor público, esperamos.

TRICOLORES

Um ano muito proveitoso para o Grêmio. Conquistou o Gauchão “com um pé nas costas” e finalizou o Brasileirão perto da vaga da Libertadores 2008 (pelo elenco disponível, não foi tão ruim assim). O grande feito, porém, foi que com esse mesmo elenco o time chegou à final da Libertadores, sendo derrotado pelo Boca Juniors.

COLORADOS

A conquista da Recopa Sul-Americana, quando obteve a fictícia “Tríplice Coroa”, foi o único fato positivo do Inter na temporada. Fez uma de suas piores campanhas na história do Gauchão, foi eliminado na primeira fase da Libertadores e, no Brasileirão, apenas obteve vaga para a Copa Sul-Americana do próximo ano. Por passar todo o ano como atual campeão do mundo, a torcida (e o Brasil inteiro) esperavam mais. Bem mais.

SELEÇÃO

Apesar de algumas preferências estranhas, Dunga levou a Seleção Brasileira ao improvável título da Copa América. Quando todos esperavam que a Argentina ganhasse a competição, o Brasil, jogando sem alguns de seus principais jogadores, goleou os “hermanos” na final (3 a 0) e levou o caneco.

FUTEBOL FEMININO

Quem se deu muito bem em 2007 foi o futebol feminino. Em termos de Seleção Brasileira, a conquista do Ouro nos Jogos Pan-Americanos e o vice-campeonato mundial foram sensacionais. Isso fez amadurecer em nossos dirigentes a idéia de uma competição em nível nacional, a qual efetivamente se realizou, a Copa Brasil, o que já é um bom começo.

DESTAQUES

Destaques positivos: Romário (gol mil), Kaká e Marta (melhores do mundo) e o São Paulo, bi-brasileiro. Destaque negativo: sem sombra de dúvidas, a queda do Corinthians para a Série B.

JOSIEL

Gaúcho de Rodeio Bonito, Josiel chegou à artilharia do Brasileirão, com 20 gols. Um feito histórico não apenas para si próprio, mas para nossa região. Parabéns, guri!

E PARA VOCÊ...

Meus votos de um 2008 cheio de saúde, paz, sorte e tudo de bom aos amigos leitores. Que tenhamos muitas alegrias não apenas dentro das quatro linhas, como fora delas também. Sucesso para todos nós! Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário: