30 dezembro 2008

Superstições

Acho interessante esse negócio de superstição. Não sei se funciona, já que a fé de cada um realmente é o que conta e precisa ser respeitada, mas é bacana. São vários os exemplos: acordar pisando primeiramente com o pé direito, não passar por baixo de escadas, desviar de gatos pretos, enfim. Cada um tem uma história e cada história tem sua crença e suas curiosidades engraçadas.

Vou contar dois casos que aconteceram em datas praticamente juntas e que de lá para cá se transformaram em questão de honra o fato de mantê-las. É claro que se refere a futebol, como não poderia deixar de ser.

A primeira história é de um amigo que mora em Balneário Camboriú. Um dia antes de o Grêmio jogar a histórica “Batalha dos Aflitos” contra o Náutico, ele ganhou uma cueca preta de presente de sua mãe. Como a partida terminou do jeito que todos sabemos, ele decidiu que sempre que o Grêmio jogasse, usaria a tal cueca preta. Dias atrás perguntei para ele se a peça não estava um trapo velho e ele me respondeu que estava inteirinha, e que mesmo que vire um trapo velho, irá usar até o “último suspiro” da pobrezinha.

O outro caso aconteceu em minha família, com meu primo colorado. Na virada do ano de 2005 para 2006, ainda revoltado com o que aconteceu no Brasileirão que teve o Corinthians como campeão, decidiu que não comeria lentilhas. Em sua concepção, como é que lentilhas dariam sorte se o Inter não dava uma dentro há tempos? Pois vejam o que aconteceu com o Inter de 2006 em diante... De lá para cá, toda virada do ano para ele é sem lentilhas. Acredito que ele nunca mais tenha colocado o alimento na boca independente de que época do ano fosse.

Na vida, as coisas dificilmente acontecem 100% a nosso favor, mas superstições – para quem acredita – criam um aspecto de positivismo e de esperança para que tudo possa ocorrer da melhor maneira possível. Quem sabe a gente comece 2009 pensando somente em coisas boas, torcendo para que não apenas no futebol, mas que tudo (ou quase) possa dar certo para nós, nossos familiares e amigos? É claro, sempre procurando evitar passar debaixo de escadas, desviar de gatos pretos...

Nenhum comentário: