16 abril 2009

TQFC

Você leu o título acima e não compreendeu o significado de TQFC? Vou explicar com total sinceridade e sei que no final terei mais apoiadores do que críticos. Até por que tudo o que será citado aconteceu e, contra fatos e provas, dificilmente as contestações se proliferam.

TQFC significa “Time do Quase Futebol Clube”. Estou falando (ou escrevendo) sobre a atual década do Grêmio. Não me refiro a tradição, torcida e grandeza, até por que isso a história jamais apagará. Desde a infeliz parceria com a falida ISL, o clube nunca mais foi o mesmo. Somou-se a isso a saída de Ronaldinho, que poderia ter deixado os cofres do clube cheio de dólares até hoje. Resumo da década até o momento: título da Copa do Brasil de 2001 e, dali em diante, conquista de dois campeonatos gaúchos e um título da Série B, um mero acesso para retornar à elite, que era obrigação.

Observem essa lista de jogadores: Carini e Recoba (uruguaios de seleção), Gilberto (lateral esquerdo, que regressaria), Marcelinho Paraíba (outro que regressaria), Rafael Sóbis, Jorge Wagner e Fábio Rochemback. No início deste ano ainda cogitaram-se os nomes de Washington e do argentino Verón. Mais recentemente, o treinador Paulo Autuori e o meia Renato. Pergunto: quem dessa turma desembarcou para trabalhar no Grêmio? Ninguém. Quase esse, quase aquele... Imaginem um time com vários desses nomes sendo treinado por Paulo Autuori. Mas... Quase.

Entendo o esforço que os dirigentes fazem para manter um clube como o Grêmio e, pelos recentes planteis que foram montados (nem tanto por incompetência, mas por falta de recursos), podemos dizer que o clube foi longe demais em algumas competições, principalmente na Libertadores 2007 e no Brasileirão de 2008, finalizando ambas como vice.

Ainda poderão chegar Paulo Autuori e o meia Renato. Já será um começo, mas a torcida já não aguenta mais escutar possível contratação de jogador para lotar aeroporto e, em seguida, quem desembarca são jogadores de qualidades duvidosas.

Para deixar de ser o TQFC, a direção vai precisar incrementar maior qualidade em vários setores da equipe. De modo geral, o grupo de jogadores deixa a desejar. Hoje, o tricolor tem a melhor campanha da Libertadores por pontos, mas nenhum de seus primeiros adversários serve de parâmetro para as fases seguintes, que serão duras.

Nenhum comentário: