06 fevereiro 2009

Sempre vale muito

“Esse Gre-Nal vale é nada”, disse um amigo na última quinta-feira. Foi o estopim para iniciarmos uma séria discussão futebolística, logicamente na mais perfeita harmonia. Nunca concordei que Gre-Nal nada vale e até hoje ninguém conseguiu me convencer do contrário.

Se o próximo Gre-Nal realmente não tem nenhuma hipótese de vale algo, por que os treinadores fizeram treinos secretos? E por que os dois times atuaram na rodada de meio de semana com times reservas ou mistos? Mais uma pergunta: Por que praticamente todos os ingressos para o jogo deste domingo foram vendidos antecipadamente? Pois é...

Gre-Nal sempre vale. Pode ser clássico de par-ou-ímpar, pode ser uma tradicional “pelada” entre amigos de um bairro ou cidade, pode ser no futebol de mesa, pode ser até Gre-Nal de vôlei entre mulheres. Quando se pensa na rivalidade, na chance de ficar um bom tempo zoando com os amigos rivais e influenciando diretamente no humor do dia seguinte para quem gosta de futebol, não temos como pensar que Gre-Nal nada vale.

A vitória no jogo deste domingo vale, além dos tradicionais três pontos, um salto de motivação para o início de temporada de Grêmio e Inter. Também vale no aumento das compras de materiais esportivos por parte dos torcedores, já aproveitando que ambos estão de roupas novas. Enfim, vale se sobressair mais uma vez diante do maior rival, vale para um possível estreante em clássico deixar seu nome marcado e, acima de tudo e de todos, vale a tradição.

Por isso, quando alguém disser que um Gre-Nal nada vale, que hajam argumentos convincentes, já que tamanha afirmação só pode ser dita por alguém que não conhece como as coisas funcionam aqui pelos nossos pagos.

Nenhum comentário: