11 março 2008

Rubio Ñú, Arce e Gamarra

Ex-jogadores da seleção do Paraguai, Gamarra (zagueiro com espetaculares passagens por Internacional e Corinthians), Arce (lateral-direito que se destacou em Grêmio e Palmeiras) e Rubén Ruiz Díaz (terceiro goleiro paraguaio na Copa de 1998) assumiram na terça, dia 25/02, o controle do Club Rubio Ñú, time da capital Assunção e que está atualmente na Intermedia, a segunda divisão nacional, que começa a temporada 2008 em 13 de julho.

Gamarra é o gerente da equipe, “Puchi” Ruiz Díaz é o presidente e Arce é o técnico da equipe principal, que busca o acesso depois de mais de trinta anos; a última vez que o time esteve na primeira divisão foi em 1976. Também o ex-zagueiro Ayala (de péssima passagem pelo São Paulo, mas ídolo no argentino River Plate) chegará até o fim do mês como assistente técnico.

Ruiz Díaz, que assumiu a presidência para um mandato de quatro anos, afirmou que a prioridade é fortalecer as divisões de base do time, que já revelou bons jogadores, o último deles o atacante Edgar Bogado, destaque paraguaio no último Sul-Americano sub-20.

O time alviverde (usa camisas brancas com uma faixa vertical verde no centro do peito), calções verdes e meias brancas, Los Ñuenses querem voltar à primeira divisão, mas antes disso, pretendem montar uma base de alto nível, tanto que a reestruturação começará das equipes de jovens, assim como fez o Libertad, que de time médio, passou a ser presença constante e bem-sucedida em competições sul-americanas.

Para isso, é forte a confiança em dois jogadores: Oscar Arrúa e Derlis Céspedes, ambos de 16 anos e que mostraram grandes qualidades no último torneio nacional sub-20. Com eles, o Rubio Ñú, palavra que mistura o guarani, idioma nativo do Paraguai e espanhol, significando “Campo Claro” espera repetir os anos 1963/1964, quando o time subiu à divisão de elite e foi quinto colocado na primeira divisão, respectivamente.

No pequeno estádio Don Eduardo Acosta Caballero, o La Arboleda, para menos de cinco mil pessoas, essa é a expectativa: que o time fundado em 24 de agosto de 1913 viva momentos de glórias verdadeiramente nunca vividos.


(Extraído do blog "Futebol é uma Caixinha de Surpresas", de meu amigo Luiz Fernando Bindi)

Nenhum comentário: